Secretaria de Saúde alerta população para não descuidar da dengue

Socorro tem sete casos confirmados e quinze suspeitos da doença, em 2020

A Secretaria Municipal de Saúde alerta a população para que não descuide das medidas de combate e prevenção à dengue, mesmo em tempos de coronavírus (Covid-19). Em 2020, Socorro já registrou sete casos da doença e outros quinze aguardam resultados de exames.

“É claro que estamos preocupados com a pandemia de coronavírus, e fazendo de tudo para minimizar seu impacto em Socorro, porém, não podemos descuidar das outras doenças que podem atingir a população, como dengue e sarampo” – comentou o secretário de Saúde, Ricardo Lopes.

As equipes de Vigilância em Saúde da Prefeitura realizam ações constantes de fiscalização e orientação para prevenir a formação de criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya. Para evitar a formação de criadouros, não deixe água parada, mantenha as áreas limpas e sem entulhos. A doença não tem grupo de risco, podendo acometer pessoas de todas as idades.

Os sintomas de dengue são uma combinação de febre e duas ou mais manifestações: náusea, vômito, exantema, mialgia, cefaleia, dor retroorbital, petéquias, prova do laço positiva e leocopenia. A pessoa que apresentar estes sintomas, deve se dirigir à unidade de saúde mais próxima de sua residência, para buscar tratamento.